Orkut

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dica de Filme: A Rede Social

Salve Salve à Todos os Nerds! Neste domingo (dia 27) ocorre a 83ª entrega do Oscar pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e entre seus concorrentes está a dica de filme de hoje (com oito indicações, inclusive na categoria de melhor filme)! Aliás o filme A Rede Social já levou uma série de prêmios em outros eventos como o Globo de Ouro, BAFTA e o Satellite Awards. A trama desenvolve-se ao redor de Mark Zuckerberg, em uma interpretação performática de Jesse Eisenberg (que já havia demonstrado uma atuação interessante em Zombieland) sofrendo dois processos simultâneos; um de seu ex-amigo e co-fundador do Facebook, o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield - escolhido como o novo Homem-Aranha); o outro dos irmãos Winklevoss, Cameron e Tyler (ambos interpretados por Armie Hammer) e seu amigo Divya Narendra (Max Minghella). Na medida em que ocorrem os debates jurídicos, a história do facebook vai sendo desvelada, indo desde o abandono de Harvard, o apoio do paranóico Steve Parker (fundador do finado Napster - a primeira rede de compartilhamento de músicas) - vivido por Justin Timberlake; até a fundação do escritório na Califórnia.  

O filme sustenta-se pelos ótimos diálogos e pela direção firme e dinâmica de David Fincher (diretor de clássicos modernos como Se7ven, O Clube da Luta e o Curioso Caso de Benjamin Button). A história em muitos momentos lembra de outro embate de duas pessoas que praticamente são os pais espirituais de Mark Zuckerberg: Steve Jobs e Bill Gates. Os criadores dos pc's (personal computer) também abandonam a faculdade, montam suas empresas em garagens e casas alugadas, chegando no clímax do rompimento e na rivalidade estabelecida. Jobs e Gates tiveram sua história retradada no filme Piratas do Vale do Silício, produzido para a televisão pelo canal TNT.

Para quem quiser se aprofundar no assunto e conhecer melhor as intrigas por trás das fundações das grandes empresas de hoje, vou deixar algumas dicas de livros sobre o assunto:  

- The Accidental Billionaries de Ben Mezrich (livro que inspirou o filme "A Rede Social").
- Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer de Paul Freiberger e Michael Swaine (livro que inspirou o filme "Piratas do Vale do Silício").  
- Appetite for Self-Destruction: The Spectacular Crash of the Record Industry in the Digital Age de Steve Knopper (relata os erros e os problemas enfrentados e que causou a grande crise das gravadoras musicais)
- Documentário: A Corporação produzidos por Mark Achbar e Jennifer Abbott.  

That's All Folks!

4 comentários:

  1. O Jesse Eisenberg também fez Adventureland (me recuso a dizer o nome em português), que é bom também!

    ResponderExcluir
  2. Então! Já tentei achar esse Adventureland, mas ainda não consegui!

    ResponderExcluir
  3. O nome é português é bem sessão da tarde, algo como Férias Frustradas de Verão. Tem no torrent butler em HD!!

    ResponderExcluir
  4. Mas o melhor mesmo do Adventureland é o figurino, total anos 80. Medo!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...