Orkut

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Índio


 Quando eu era criança ficava muito feliz quando chegava o Dia do Índio. A gente ia pra escola, e tinha uma oca montada (estilo apache, mas eu não era exigente quando à aspectos histórico-culturais), os professores estavam vestidos de índios (de novo, apaches), colocavam um cocar na gente e pintavam nossos rostinhos. Depois a gente brincava de dança da chuva e Pocahontas.

Mas, tirando a diversão da criançada, pra quê mais serve o Dia do Índio? Segundo fontes não muito confiáveis, o Dia do Índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas para relembrar o dia em que várias lideranças indígenas do continente participaram do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México no ano de 1940. Durante o evento, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que tem como função principal zelar pelos direitos dos índios da América. De início o Brasil não participou, mas após a intervenção do Marechal Rondon, foi instituído o Dia do Índio como 19 de abril.


Eu sou contra dia de minorias, muitos dizem que é um dia para se lembrar das nossar raízes, mas se for assim, por que não um "Dia do Imigrante Português", ou "Dia do Imigrante Italiano", ou "Dia do Imigrante Europeu" para generalizar, já que existem tantas nações para homenagear. Não podemos esquecer do "Dia do Imigrande Japonês", e até dos Chineses e Coreanos, que embora não tenham se disseminado tanto quanto os japoneses, também existem em nosso país.

Alguns desses dias que citei até existem, mas não são comemorados ou lembrados, somente o Dia do Índio, Dia da Consciência Negra e Dia da Mulher merecem espaço na mídia Nacional.

Penso que, enquanto tratarmos as "minorias" como minorias, algo nos impedirá de realmente crescer tanto moralmente, quanto culturalmente.




PS: Não sou contra índios (sou bisneta de índio na verdade), só sou contra a comemoração de minorias étnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...