Orkut

domingo, 30 de maio de 2010

A Princesa e o Sapo

Aviso: Este post contém spoilers.
 
O filme não é lançamento nem nada, mas só agora que tive vontade de ver. Bom, pra começar, se fosse na época que desenhos longa-metragem da Disney não fossem raridade, eu não teria gostado tanto (a não ser da parte dos sapos).

Eu achei que o filme é uma junção de referências a alguns Clássicos da Disney, por exemplo, a primeira cena é um céu estrelado com uma estrela bem brilhante no meio de outras nem tanto. Dentro de mim uma vozinha gritava "Pinocchio!!", e o tempo todo eu achei que a estrela ia virar uma fada loira.
 
Quer ver os primeiros seis minutos do filme? Clique aqui.

Os traços definitivamente lembram muito as animações Disney, mas eu achei este filme com os personagens mais soltos, mais fluídos. Como na hora em que Tiana vai beijar o sapo, ela abre um olho, vê o sapo feioso fazendo biquinho e tem um xilique. Nenhuma outra Princesa Disney (mesmo aquelas que não são princesas de verdade) faria isso. Não sei, tive a impressão de que tentaram fazer algo que misturasse as antigas animações com uns padrões mais atuais.
 
Quanto ao Príncipe Naveen, eu acho que ele é uma mistura de Alladin com Erique (Pequena Sereia), também achei ele um pouco cafajeste para ser um Príncipe Disney, afinal, no Mundo Disney é tudo bonito, perfeito e idealizado (como em um romance de José de Alencar), e achei algumas coisas muito forçadas, como se eles estivessem falando "olha só, somos engraçados também". No final, tudo me lembrou aqueles desenhos da Fox e Warner, que eram lançados para competir com os da Disney e que, por mais que fossem legais, não eram iguais os da Disney (Anastasia é uma exceção e até hoje acho que ela é mais uma Princesa Disney).

Talvez seja implicância minha, porque desde que fiquei sabendo que ia sair este filme não gostei muito, é algo do tipo "em time que está ganhando não se mexe". Afinal, por anos a Disney encantou crianças no mundo inteiro com seus conto de fadas e agora fica só aquela lembrança boa de como tudo era bonito e emocionante. No geral o filme é bom, mas acho que chegou a hora de eles passarem (de vez) o bastão pra Pixar e deixar que as crianças de hoje se emocionem com robôs e super-heróis, não com sapos e outros bichos falantes.

4 comentários:

  1. acho que me encaixo ali no "alien"
    eu não vi o filme, não pretendo. Ao contrário da maioria das gurias eu não sou apaixonada pelos filmes da Disney e por "n" motivos, posso citar entre eles o excesso cantoria e a falsa ideia de amor, e de cabelo para as mulheres.
    O que eu acho bom nesse filme: a proposta de uma princesa negra e o retorno, ou ao menos a tentativa, do traço clássico da Disney.
    Pra finalizar, eu gostaria mais que o filme se chamasse " A princesa Sapa" ahuuhauha ok, forcei :}

    ResponderExcluir
  2. É, não há muitas princesas étinicas então foi legal ela ser negra, mas a tentativa foi meio forçada. Ta bom, vou parar de ficar repetindo o tempo todo

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk....a princesa sapa é tenso, mas até faz sentido, oras bolas...a Disney não quer inovar?!
    Fica a dica! hasuhau

    ResponderExcluir
  4. Querer inovar é uma coisa, lançar um "clássico" que não é clássico é outra

    ResponderExcluir

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...