Orkut

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Justin Bieber, a adolescência e tudo mais...

Olá pe pe pessoal! hehe (sempre quis fazer isso...^^)


Bom, pra começar... caramba, a parte mais difícil de escrever um post é como começar um post! aff...bom, como hoje eu quero causar resolvi trazer um pouco de polêmicazinha para o Nerdesigneando. Pra falar verdade são fatos, mas acredito que vai ter um monte de fã de Justin Bieber atirando pedra e impropérios contra mim se é que algum fã desse projeto de garoto passa por aqui..., inclusive minha prima de 13 anos. hehehe
Mas antes de ir direto aos comentários e começar a xingar mais que um anão sem seu machado, leia, veja o vídeo e depois desabafe. Claro, tenha um bom argumento.


Enfim, quero começar com FATOS.


FATO 1: Regredimos para a época dos cantores eunucos ou para a androginia dos anos 80?! (sinceramente, antes fosse essa última), porque simplesmente não faz sentido um monte de garotas e alguns garotos que querem ser garotas  saírem se descabelando por causa de uns garotinhos que cantam igual a garotinhas! Sei que isso faz parte do mundo adolescente desde a era moderna, mas simplesmente não faz sentido e aí vamos para o fato 2;


FATO 2: Meu mundo caiu quando minha prima de 13 anos disse que eu estava redondamente enganada em só gostar de caras mais velhos ou com barba, chatos, sem graça nenhuma ou coisa assim. Ta legal, sei que ela só tem 13 anos mas  com essa idade eu ja pensava assim, nessa época eu estava caindo de amores pelo Capitão Gancho de Jason Isaacs..hehe  mas sinceramente, essa coisa de adolescente é terrivelmente triste, e parece que só piora! Ser adolescente ja é a coisa mais tosca do mundo, e ainda por cima ter ídolos igualmente adolescentes é a coisa mais deprimente que ja vi. Veja só, se até Johnny Depp morre de vergonha de sua adolescência e sabia que era muito tosco e até hoje não entende porque outros adolescentes gostavam dele, imagina um Bieber?! Que é ainda mais jovem do que Depp quando começou sua vida artística. Gente, encare a realidade, ídolos adolescentes é muito loser, como vc pode se espelhar em alguém que tem a mesma idade que você?! (pensando como um adolescente, claro, no caso agora eles são bem mais novos que eu hehe). Me diga que estou implicando e eu te digo que tem sim, crianças e adolescentes que valem a pena se inspirar, mas eles não estão nas paradas...estranho o que realmente vale a pena não estar nas paradas, não?


Ok e agora pra tentar te convencer eu te apresento um exemplo. Nesse vídeo aí em baixo te apresento o simpático, feinho, gordinho e que nunca vai estar nas paradas como Justin Bieber, garotinho Tailandês Lin Yu Chun saúde!. Ele deve ter a mesma idade do Bieber. QUER CANTAR IGUAL MULHER, ENTÃO CANTA WHITNEY HOUSTON! AÍ EU QUERO VER, e não aqueles hu! e ha! e he! com vozinha parecendo o vocalista do Também sou Hype! ushudsasuhuah (Bieber aqui é só um exemplo que estou usando, mas existem vários outros ícones adolescentes que eu incorporaria neste post, mas acho que não precisa, vocês ja devem fazer uma idéia.)



Pessoal, o que eu quero é só que façam uma reflexão sobre o porque alienar os adolescentes com coisas tão óbvias e sem nenhum valor artístico ou intelectual, nem ao menos realmente atraente. Lembrem-se que a mente adolescente está em constante mudança e uma pessoa só se afirma com suas convicções depois dessa fase. Não quero discutir política nem teorias de manipulação em massa, mas saiba que, controlar os adolescentes de hoje, é ter os adultos na palma da mão amanhã.


Alguns devem estar se perguntando quem eu penso que sou para dizer tudo isso. Bom, penso que sou alguém preocupado e decepcionado e estou deixando minha opinião, por isso, não esqueça de deixar a sua nos comentários.

11 comentários:

  1. Sabe que em alguns momentos da música do garoto tailandês, aqueles em que ele da uma falseada para a voz de garoto dele, me lembrou o Michael Jackson quando tinha essa idade...

    ResponderExcluir
  2. Olha Nat, eu discordo de algumas coisas que você disse aí (como você já deve imaginar), mas não vou te apedrejar por isso, afinal, opinião cada um tem a sua. Ao contrário, vou mostrar através de fatos porque tenho uma opinião contrária.

    Fato 1: Androginia é considerada por muitos como algo no mínimo esquisito, mas temos que considerar a época e o contexto social. Hoje em dia a mídia (a.k.a. revistas femininas) estão apelando para que os homens se cuidem cada vez mais o que juntando ao pouco testosterona que meninos sem pêlo no saco têm, só pode dar nisso.
    Eu lembro que pelos meus 10 anos morria de amores por alguns personagens de anime que, se forem direcionados para o público feminino só tem personagens andróginos (olá Yukito). Nos anos 60 as menininhas gritavam até ficar sem ar pelos Beatles, que não só tinham um penteado questionável como passavam o dia "viajando no submarino amarelo". Vendo tudo isso eu prefiro muito mais que meu irmão fique em casa ouvindo música de colorido até as 03:00 no skype do que saindo pra fumar escondido.

    Fato 2: Os gostos para homens mudam de acordo com a geração e criação. E, cada vez mais, as gerações estão mudando mais cedo. Quando EU tinha 13 anos gostava de caras magrinhos com unhas pintadas e lápis no olho (olá Brian Molko), enquanto minhas colegas gostavam de caras marombados da academia (acho feio, mas tem gente que gosta, e muito). Sem falar que eu batia no peito para dizer que nunca ia namorar com alguém mais velho e agora to com um cara de 32.
    Concordo com você que a adolescência é a fase mais envergonhante da vida de qualquer um (embora algumas pessoas não admitam), mas isso é em TODA época! Posso ter certeza que quando você tava caindo de amores pelo Capitao Gancho tinha 10 adultos te achando tapada, do mesmo jeito que acontecia comigo enquanto eu caía de amores pelo Laury Yllonen (que era pior, porque já era velho e agia como adolescente para atingir o público), a questão é: adolescente SEMPRE vai se achar super maduro e espertinho, não importa quais sejam seus gostos, então a gente simplesmente ignore. Não adianta ficar se descabelando porque Justin Biba ta ganhando muito mais dinheiro do que nós duas juntas um dia iremos ganhar, acontece.
    Quanto ao fato de se inspirar em gente da própria idade, eu acho muito legal! Se isso fosse cada vez mais disseminado quem sabe teríamos menos "mulheres" de 13 anos e "homens" de 14.
    E quanto às músicas de valor artístico questionável, para mim afirmar que só se deve gostar de coisas de valor inquestionável é petulância. É completamente questionável para o fã a música X (ou Y, ou G). Sem falar que no finalzinho dos anos 90 as Spice Girls fazia super sucesso, era tosco, a gente dançava e hoje fala como se fosse algo digno.

    PS: CERTEZA que daqui uns anos o Biba aí (e seus outros amigos ídolos teen) vão morrer de vergonha de seu passado uó, como todos os adolescentes um dia vão...

    ResponderExcluir
  3. Mas vou escrever de novo! uheuhaehuauhe!!
    Concordo com a Fernanda, ícones adolescentes toscos sempre a indústria cultural produziu desde o Jordy até o Macaulay Culkin!
    O problema maior é que vão fazer um filme sobre esse sujeito! Agora me digam, que raios de proposta pode ter um filme de um garoto de 12/13 anos (sei lá a idade desse sujeito)? Onde seu maior momento trágico foi a "morte do hamster...¬¬", é.., problema existencial digno de um Camus, Schopenhauer ou até mesmo de um Nietzsche!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, isso sim eu acho estúpido! Fazer um filme sobre a vida de alguém que passou a maior parte do tempo assistindo TV e fazendo lição de casa enquanto tanta gente que fez algo significativo ta esquecida no meio dos livros de história (às vezes nem no meio desses). Mas, infelizmente sabemos que o que move a indústria cinematográfica é o dinheiro e, por pior que seja o roteiro, sei que vai render bastante.

    ResponderExcluir
  5. Eu ja sabia que a galera ia discordar de algumas coisas mas infelizmente esse é um assunto (pelo menos por mim) melhor expressado pessoalmente. Sei que ficou parecendo que eu simplismente impus meu gosto.

    Como a Fer mesma disse, a gente gostava de coisas toscas também, e isso eu mesma adimiti, pois também queria me encaixar em algum gruipo em evidência. Com o tempo descobri que existiam grupos com o mesmo estilo que eu. Marginalizados, mas como o tempo muda, os grupos marginalizados e os pops sempre estão em constante mudança. Quanto a coisas como Beatles e coisas do tipo em que os adolescentes veneravam, só gostaria de lembrar que caras como eles eram toscos no início para se adaptar ao meio, depois de se firmarem, devemos reconhecer a diferença extrema de estilo e qualidade. Algo que a maioria não possui. Coisas como Spice girls, na época eu não era muito chegada, mas hoje reconheço com algo nostálgico e até engraçado. Entenda, é um tantoo diferente.

    A diferença por exemplo do que eu disse sobre minha prima é que ela sempre foi uma criança intelectual. Sempre lendo e estudando. Coisas do tipo. Hoje, com a entrada maciça da adolescência parace uma tapada com Crepúsculo e Bieber. Ela começou a mudar seus valores por causa disso. Não me interessa se ela começou a gostar deles, desde que mantivesse seus valores culturais que foram passados a ela. Assim com eu mantive os meus apesar de até delirar com uma época ouvindo Tati Quebra-barraco (vergonha!!!^^). Um adolescente gostar de porcaria tudo bem, mas mudar os valores socialmente corretos que a família lhe passou para seguir coisas do tipo me parece um tanto perigo e de caracter entorpecente.

    E a respeito de ter ídolo da mesma idade na adolescência, acho que vcs não entenderam meu exemplo. Não fizeram uma reflexão correta do que eu escrevi. Enfim, caras como Justin Bieber pode até ter talento verdadeiro e um dia mudar algo na nossa cultura, mas ele agora é apenas um adolescente que perdeu total noção de sua vida e não tem o mínimo controle sobre ela, é alienado e é ferramenta de alienação.

    ResponderExcluir
  6. A é, e não falei mal de androginia, alguém que ama David Bowie jamais falaria mal de tal coisa. Eu até especifiquei que preferiria que, ao invés da indefinição atual.

    ResponderExcluir
  7. Bom, enfim, muitos pontos eu concordo com Vcs dois, em outros ainda acho que vcs não leram direito meu post (hunff xD)mas é isso aí, gostei dessa participação, esse é o objetivo do post, obrigada por estarem participando! xD

    ResponderExcluir
  8. na boa! não aguento mais ouvir falar em bibier e lady gaga!
    :(

    ResponderExcluir
  9. pagando a madeira ate agora pro "japa", no youtube acha video ensinando a fazer igual, nao eh facil, mas nao eh impossivel, quem da conta mói no maçarico

    ResponderExcluir
  10. Que falta do que fazer...

    ResponderExcluir

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...