Orkut

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sentimento: Nostalgia

Salve Salve à Todos os Nerds!
Estou criando uma espécie de Dia da Nostalgia (já que a Fernanda possui o esmalte da semana e agora a música do dia e progressivamente iria roubar todos os dias da semana para ela também! xD). Enfim, a partir de agora, em qualquer dia da semana pode surgir o Sentimento Nostalgia para lembrarmos algum filme, game, livro que fez sucesso e como anda seus desdobramentos até hoje (ou não):


Para começar escolhi algo bem singelo, porém altamente complexo; desenvolvido com tecnologia da Academia Russa das Ciências, em meados dos anos de 1984: o inesquecível Tetris. Desenvolvido por três estudantes russos Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Questões de direitos autorais ainda assombram os tretaminós; pois, segundo a ideologia da Antiga União Soviética, tudo o que era produzido em terras comunistas tornava-se de domínio público ou seja pertencia ao povo soviético, e devido a isso seus desenvolvedores não receberam um centavo por sua invenção. No final dos anos 80 e com a queda do Muro de Berlim e a dissolução da U.R.S.S., eles venderam a ideia para a Nintendo, que o lançou o jogo para a plataforma Game Boy tornando-se um imenso sucesso.



O que mais me intrigava no Tetris era a música: ela chama-se Korobeiniki (que significa mascates), e é insipirada no poema de 1861 de Nikolay Nekrasov no qual ele narra a história de um jovem Korobeinki (uma espécie de vendedor ambulante) tentando vender seus bens para menina chamada Katya, que após o beijá-la, os dois somem em um campo centeio, e no final ela acaba ficando com seu anel turquesa (os eventos de como ela conseguiu esse anel são feitos na canção por meio de metáforas):



E como anda o Tetris hoje? Além de vermos em suas versões baratas nos chamado Brick Games, ele pode ser descarregado em ipod's e iphone's; mas sua vida nos consoles também não acabou, sendo lançado para Xbox 360 e Nintendo Ds, inclusive com um comercial bem bacana:



That's All Folks! Fico feliz em saber que as novas gerações tenham contato com um jogo de lógica e racicíonio rápido elaborado dentro de um país que hoje sequer existe mais :D!

2 comentários:

  1. Pô, não ia roubar todos os dias pra mim!! uauhahuauhauha
    Mas achei legal essa sua tag, adorava tetris (ainda amo, me dá um minigame pra vc ver)!!

    ResponderExcluir
  2. Sou acometida circunstacialmente por tal sentimento!
    idetificação total!!!
    choquei essa semana ao saber que Blondie (diva dos anos 80) tá com 65(!) anos!
    nostalgia pura...

    ResponderExcluir

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...