Orkut

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mentes Perigosas


 Nestas férias eu comprei por impulso o livro Mentes Perigosas, escrito por Ana Beatriz Barbosa Silva que é a mesma autora de Mentes Inquietas. Quando me perguntaram o motivo que me levou à essa aquisição, respondi: “Pensei que ia ser legal”. A verdade é que sou apaixonada por livros sobre comportamento humano, achei o tema interessante (análise psicológica sobre os psicopatas, uau!) e, como li e gostei do Mentes Inquietas, pensei que seria um livro de leitura gostosa. Mero engano!

Era sofrível para chegar ao final das páginas, a linguagem é basicamente a mesma de dois pré-adolescentes conversando, cheia de preconceitos e bem antiética! Sei que psicopatas podem fazer muito mal (mesmo sem matar) e não os estou defendendo, mas dizer para tomar cuidado com quem rouba, mente, engana, manipula, e etc é exagero! Nem todo mundo que faz essas coisas é psicopata! E boa parte dos psicopatas nem sabe que são psicopatas, simplesmente fazem essas coisas que são consideradas erradas pela sociedade porque acham que é normal. Mas não é isso que você lê em Mentes Perigosas; ao terminar a leitura você pensará que todo mundo que faz ou fez algo de errado é um psicopata, até você mesmo!

Em um certo ponto, a autora, critica os nazistas por terem perseguido os judeus, mas em outro momento ela joga suas convicções e idéias sobre quem mente, rouba, engana e etc, de forma não muito diferente das propagandas anti-semitas da época.

Concluindo, minha opinião sobre essa obra literária é: preconceituosa, militante e, esperava muito mais de alguém que escreveu Mentes Inquietas, muito mesmo.

4 comentários:

  1. Não se justifica não!!! euhuaeahueauh!! Então uma coisa que ficou pairando em minha cabeça, ela faz uma abordagem pela psicanálise ou pela análise do comportamento?

    ResponderExcluir
  2. Ela faz pela análise do comportamento, mas fica dando palpite em tudo (bem programa de auditório) e coloca uns exemplos que não foram comprovados que são de psicopatas

    ResponderExcluir
  3. Esse é massa, mas esperimente tbm o Mentes Inquietas da mesma autora, muito bom.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião nerd, designer, modista, alien...